Estudos sociais da infância na UnB: apontamentos a partir produção acadêmica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2022.53019

Palavras-chave:

sociologia da infância, estudos sociais da infância, pesquisa acadêmica, Universidade de Brasília

Resumo

Este artigo é parte de um projeto de pesquisa sobre os Estudos da Infância nas produções da Universidade de Brasília, que buscou investigar as produções acadêmicas nos Programas de Pós-Graduação em Ciências Humanas a fim de localizar indicativos sobre este campo científico. O texto apresentado refere-se aos dados do Programa de Pós-Graduação em Educação. A pesquisa, de cunho bibliográfico e exploratório, utilizou o recorte temporal de 2014 a 2018 e se baseou no paradigma da infância, proposto por James e Prout (1990). Verificou-se indicativos do paradigma nos trabalhos analisados, bem como a utilização dos aportes metodológicos nas pesquisas com crianças. Entretanto pode-se dizer que, de modo geral, ainda é tímida a fundamentação teórica a partir da Sociologia da Infância nas temáticas investigadas, o que demonstra que as crianças ainda são pouco estudadas e compreendidas enquanto sujeitos de estudo por direito próprio e a infância demonstrou ser compreendida pela perspectiva desenvolvimentista.

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Publicado

01-03-2022

Como Citar

Voltarelli, M. A. (2022). Estudos sociais da infância na UnB: apontamentos a partir produção acadêmica. Revista Teias, 23(68), 2–15. https://doi.org/10.12957/teias.2022.53019

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua