Práticas afrorreligiosas, literatura e ensino de história: por uma educação decolonial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2021.51424

Palavras-chave:

práticas afrorreligiosas, ensino de história, educação decolonial

Resumo

A finalidade desse artigo é pensar possibilidades para o ensino da história e cultura afro-brasileira por meio da literatura, atentando às práticas afrorreligiosas, mas problematizando os discursos colonizadores presentes na maioria das narrativas existentes. A obra literária escolhida para tanto consiste em Deuses de dois mundos – a trilogia épica dos orixás, de autoria de PJ Pereira, que teve amplo sucesso literário, especialmente entre o público juvenil, e chama a atenção pelo modo como o autor contava uma história contemporânea utilizando os mitos dos orixás, tornando-se uma boa ferramenta para o ensino de história e cultura afro-brasileira. Rica em detalhes sobre a cultura iorubana, ainda assim, exige preparo do (a) professor (a) para reconhecer o processo de “embranquecimento cultural” operado na obra

Biografia do Autor

Vanda Fortuna Serafim, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em História pela UFSC. É Professora Adjunta na Universidade Estadual de Maringá e docente do Programa de Pós-graduação em História (PPH-UEM). É lider do grupo de pesquisa História das crenças e das ideias religiosas (CNPQ)

Laís Azevedo Fialho, Universidade Estadual de Maringá

Mestre em História pela Universidade Estadual de Maringá. Participante do grupo de pesquisa História das crenças e das ideias religiosas (CNPQ)

Downloads

Publicado

01-03-2021

Como Citar

Serafim, V. F., & Fialho, L. A. (2021). Práticas afrorreligiosas, literatura e ensino de história: por uma educação decolonial. Revista Teias, 22(64), 206–225. https://doi.org/10.12957/teias.2021.51424

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua