Representações sociais de docentes sobre relações étnico-raciais na Educação Básica na Amazônia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2020.49725

Palavras-chave:

Representação Social, Relações Étnico-Raciais, Formação Docente.

Resumo

O estudo analisa as representações sociais de docentes sobre as Relações Étnico-Raciais na Educação Básica a partir do Projeto de Extensão da UFPA em Bragança-PA. A metodologia pautou-se na abordagem qualitativa Tridimensional das Representações Sociais com base em Moscovici. Para coleta de dados utilizou-se questionário com perguntas semiestruturadas. A amostragem foi constituída de 12 docentes da Educação Básica que participaram das ações extensionistas. Na análise utilizou-se o dialogismo discursivo de Bakhtin. Os resultados demonstraram que os processos de formação de professores são fundantes para a [re]construção de práticas pedagógicas que visem o enfrentamento do racismo, discriminação e preconceito racial, de modo a contribuir para a construção da identidade positiva de afro-brasileiros na escola básica. Conclui-se que a formação continuada contribui para que professores ressignifiquem seus conceitos acerca da diversidade étnica e práticas pedagógicas, voltadas para a pomoção da igualdade étnico-racial.

Biografia do Autor

Raquel Amorim Santos, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará (ICED/UFPA). Mestrado em Educação. Técnica em Educação e Professora da Secretaria de Estado de Educação (SEDUC). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais (GERA/ICED/UFPA).

Joana d`Darc de Vasconcelos Neves, Universidade Federal do Pará

Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Federal do Pará. Atualmente é Docente do Programa de Pós-Graduação Linguagens e Saberes da Amazônia e professora Adjunta da Universidade Federal do Pará Campus de Bragança-Pa. É membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Coordena o Grupo de Pesquisa de Educação de Jovens e Adultos e Diversidade na Amazônia. É Pesquisadora da Rede Inclusiva da região Amazônica; do Observatório Superior da Educação do campo; da Cátedra Paulo Freire da Amazônia, Grupo de Pesquisa sobre a Juventude e Representaçoes sociais da Educação -GEPEJURSE. Exerceu a Direção de Ensino do campus Universitário de Bragança (2014-2017); Diretora da Faculdade de Educação (2010-2012). Atua na área de Educação; Formação de Professores; Educação Inclusiva e Psicologia da Educação. . Integrante do Movimento de Educação de Jovens e adultos na amazônia paraense.

Morgana da Silva Pereira, Universidade Federal do Pará

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará, Campus de Bragança. Especialista em Educação e Interculturalidade na Amazônia pela Faculdade de Educação do Campus de Bragança (FACED/UFPA/2019).  Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação de Jovens e Adultos, Representação Social, Formação Docente e Relações Étnico-Raciais.

Downloads

Publicado

13-09-2020

Como Citar

Santos, R. A., Neves, J. d`Darc de V., & Pereira, M. da S. (2020). Representações sociais de docentes sobre relações étnico-raciais na Educação Básica na Amazônia. Revista Teias, 21(62), 217–236. https://doi.org/10.12957/teias.2020.49725

Edição

Seção

Raça e Cultura