POLÍTICA CURRICULAR E RELAÇÕES RACIAIS NO BRASIL: ENTRE TEXTOS E DISCURSOS
Resumo
Este estudo analisa os discursos da política curricular sobre as relações “raciais”. O referencial teórico parte do conceito de Política Curricular abalizado pelas teorizações de Ball et al (1992); para os estudos acerca das Relações “Raciais” partimos das formulações teóricas de Guimarães (1999, 2002, 2008) e Coelho (2009). Utilizamos a pesquisa qualitativa. Os instrumentos de coleta de dados foram documentos escritos. Infere-se que a política curricular se apresenta em inter-relações entre múltiplos contextos no ciclo de políticas. Apesar do caráter contínuo e não hierarquizado das políticas, da articulação macro e micropolíticas avançarem em relação às abordagens estadocêntricas (LOPES; MACEDO, 2011) e do processo de recontextualização política que ocorre nas escolas, os discursos sobre as relações “raciais” são ocultados, o que ajuda a atribuir a realidade social a disseminação e ratificação do racismo e discriminação nos diferentes contextos que compõe a política de currículo. Palavras chave: Política Curricular. Relações “Raciais”. Educação BásicaDownloads
Publicado
30-09-2014
Como Citar
SANTOS, Raquel Amorim. POLÍTICA CURRICULAR E RELAÇÕES RACIAIS NO BRASIL: ENTRE TEXTOS E DISCURSOS. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 15, n. 38, p. 122–146, 2014. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24471. Acesso em: 1 maio. 2025.
Edição
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Artigos de Demanda Contínua
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