Mulheres quilombolas na comunidade do Córrego do Meio e a busca pela educação formal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2020.48780

Palavras-chave:

mulheres quilombolas, sentidos da educação, trajetórias educacionais.

Resumo

Este artigo apresenta análise de parte dos dados produzidos no contexto de pesquisa de mestrado acerca da experiência de mulheres quilombolas em espaços de educação formal e informal. Para tanto foram entrevistadas quatro mulheres quilombolas. A partir das entrevistas mobilizamos como eixos de análise as trajetórias educacionais e os sentidos da escolarização para as colaboradoras, levando em consideração marcadores como gênero, raça/etnia, classe e origem (quilombolas e do campo); a participação na Associação Comunidade Quilombola Córrego do Meio; a inserção no Cursinho Popular Quilombola – Córrego do Meio e nos espaços de educação formal. A partir da pesquisa foi possível compreender que a sociedade desigual marcada pelo racismo, machismo e outros preconceitos, ofereceu obstáculos para as trajetórias escolares das entrevistadas. Entretanto, para essas mulheres quilombolas a educação está além da construída na escola, portanto, ela compreende os diversos ambientes sociais em que circulam. Mas, há em seus núcleos familiares uma mobilização em torno da construção de condições necessárias para a escolarização de seus/suas descendentes, visando a mobilidade social intergeracional.

Biografia do Autor

Tawani Mara de Souza Paiva, E. E. Rosa Vaz de Araujo

Professora de História, Mestre pelo Programa de Pos Graduação em Educação Conhecimento e Inclusao Sociual da FaE/UFMG.

Carmem Lucia Eiterer, UFMG

Profa. Titular da FaE-UFMG

Integra o Programa de Pos Graduacao em Educação Conhecimento e Inclusao Social 

Pesquisadora do NEJA - Nucleo de Estudos e Pesqusias em Educação de Jovens e Adultas

Anna Paula Vencato, FaE-UFMG

Professora Adjunta da FaE-UFMG. Integra o Programa de Pós-graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social.

Downloads

Publicado

13-09-2020

Como Citar

Paiva, T. M. de S., Eiterer, C. L., & Vencato, A. P. (2020). Mulheres quilombolas na comunidade do Córrego do Meio e a busca pela educação formal. Revista Teias, 21(62), 10–22. https://doi.org/10.12957/teias.2020.48780

Edição

Seção

Raça e Cultura