GAMES E APRENDIZAGENS NA PERSPECTIVA HISTÓRICO CULTURAL

Autores

  • Adriana Rocha Bruno Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Janaína de Oliveira Nunes Ribeiro Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2020.48637

Palavras-chave:

jogos e games digitais, ensino e aprendizagem, perspectiva histórico-cultural, educação e mediação partilhada.

Resumo

O presente artigo traz dados de uma pesquisa desenvolvida em nível de doutoramento. A investigação compreendeu como se dão os processos de ensino e de aprendizagem a partir da interação com jogos digitais, com base na teoria histórico cultural de Vigotsky e nos estudos clássicos sobre jogo, sociedade e educação, de Huizinga, Caillois e Brougère, e também nas perspectivas contemporâneas de pesquisadores que se debruçam a estudar as relações entre jogos digitais e educação. Na pesquisa de campo, jovens universitários experimentaram jogar dois newsgames e participaram de discussões dialógicas sobre os conceitos abordados nos games. A investigação conclui que os jogos digitais podem motivar os sujeitos para a formação de conceitos, aprendizagens e construções de conhecimento, por despertarem sentimentos, afetos, prazeres estéticos e desafios, sinalizando potencial para o campo da educação hodierna.

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Publicado

27-02-2020

Como Citar

Bruno, A. R., & Ribeiro, J. de O. N. (2020). GAMES E APRENDIZAGENS NA PERSPECTIVA HISTÓRICO CULTURAL. Revista Teias, 21(60), 22–36. https://doi.org/10.12957/teias.2020.48637

Edição

Seção

Redes Educativas e mediações digitais: tensões e insurgências de formação