Abordagem histórica e artística do uso das cores Azul e Rosa como pedagogias de gênero
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2020.46113Palavras-chave:
Gênero, Cor, imagem.Resumo
Historicamente, como as cores têm sido utilizadas como pedagogias de gênero e sexualidade? Esse artigo de cunho bibliográfico e analítico tem o objetivo de investigar, a partir de aspectos históricos e artísticos, como as cores azul e rosa têm desempenhados pedagogias de gênero e sexualidade em sociedades ocidentais. Adotaram-se os Estudos Culturais e Estudos de Gênero, aproximando-os de produções artísticas em que o azul e o rosa foram associados a gêneros específicos. Verificaram-se indícios de que, antes do século XX, no ocidente, fora comum identificar meninos de rosa e meninas de azul. Posterior ao século XX, porém, as identificações cromáticas passaram a ser inversas, isto é, o azul foi associado às masculinidades e o rosa, às feminilidades.Downloads
Publicado
22-08-2020
Como Citar
Baliscei, J. P. (2020). Abordagem histórica e artística do uso das cores Azul e Rosa como pedagogias de gênero. Revista Teias, 21, 223–244. https://doi.org/10.12957/teias.2020.46113
Edição
Seção
Artigos de Demanda Contínua
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