CONVERSAS ENTRE PROFESSORES: PRODUÇÃO DE CURRÍCULOS NOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO CONTÍNUA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2019.44958

Palavras-chave:

Formação docente, narrativas docentes, currículos produzidos

Resumo

Este artigo objetiva dar a conhecer o trabalho de um grupo de pesquisa e extensão voltado para a formação contínua de professores realizada por meio de outras epistemologias e metodologias que tecem possibilidades de diálogos com a produção de currículos nos cotidianos das escolas. Discute sobre o papel do compartilhamento das narrativas docentes para os percursos da formação e valorização dos conhecimentos próprios da docência. Por meio do entrelaçamento entre as narrativas docentes oriundas das ações de extensão e os referenciais teóricos conclui-se que as narrativas docentes englobam uma diversidade de experiências e saberes muito mais amplos do que as políticas hegemônicas de Formação Continuada percebem e valorizam.

Biografia do Autor

Graça Reis, Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Programa Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Doutora e Mestre em Educação pelo ProPED/UERJ. Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. É professora do Colégio de Aplicação (CAp) e do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: curriculo, cotidiano escolar, formação de professores e pesquisa (auto)biográfica. É coordenadora do projeto de pesquisa e extensão "Conversas entre professorXs: alteridades e singularidades"no CAp/UFRJ e Co-coordenadora do Curso de Extensão Conversas sobre práticas das Séries Iniciais do Ensino Fundamental, que ocorre no CAp/UFRJ. Pesquisadora FAPERJ e CNPQ. Integrante do GT 13 da ANPED.

Marina Santos Nunes de Campos, Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Educação Da Uerj e professora do Colégio de Aplicação da UFRJ. É co-coordenadora do projeto de pesquisa e extensão "Conversas entre professorXs: alteridades e singularidades"no CAp/UFRJ e coordenadora do Curso de Extensão Conversas sobre práticas das Séries Iniciais do Ensino Fundamental, que ocorre no CAp/UFRJ.

Downloads

Publicado

20-12-2019

Como Citar

Reis, G., & Santos Nunes de Campos, M. (2019). CONVERSAS ENTRE PROFESSORES: PRODUÇÃO DE CURRÍCULOS NOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO CONTÍNUA. Revista Teias, 20(59), 176–190. https://doi.org/10.12957/teias.2019.44958

Edição

Seção

Outras epistemologias e metodologias nas investigações sobre currículo