Mobile Leraning no Ensino Superior: uma cartografia a partir das percepções dos docentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2020.44533

Palavras-chave:

Mobile Learning. Smartphone. Aplicativos. Avaliação da aprendizagem. Educação superior

Resumo

Esta investigação aborda a presença e o uso de tecnologias digitais móveis em processos de ensino-aprendizagem. A pesquisa teve como objetivo investigar o uso do smartphone no curso de Administração da UFMA, assim como analisar as motivações dos docentes e discentes em situação de uso dos aplicativos digitais. A investigação, de natureza exploratória-descritiva, adotou uma abordagem mista – quantitativa e qualitativa. O universo da pesquisa foi composto por 61 alunos. Foram utilizados: diário de pesquisa, fichas de observação, questionários fechados de múltipla escolha e questionários mistos. Os resultados indicam que os sujeitos participantes da pesquisa não utilizam smartphones e aplicativos digitais como recurso didático-pedagógico central em sala de aula.

Biografia do Autor

Perla Maria Berwanger

Mestre no Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (2018); Pós graduada em Gestão Empresarial / MBA pela Fundação Getúlio Vargas (2015); Graduada em Administração pela Faculdade do Maranhão (2008). É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias Digitais na Educação (GEP-TDE). Foi bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Trabalhou como Professora Formadora pelo Programa de Pós Graduação em Gestão Pública pela Universidade Estadual do Maranhão (2019.1) e também como Professora Tutora na Pós Graduação de Gestão Publica da Universidade Federal do Maranhão em 2018.1 - Núcleo de Educação à Distancia -(NEAD). Sua pesquisa está localizado no campo interdisciplinar, na Linha LP? Cultura, Educação e Tecnologia Estudo da cultura e de suas conexões com a educação formal, informal e não-formal, considerando os fundamentos pedagógicos, o currículo, o imaginário, o meio ambiente e a diversidade cultural, a cidadania e a sustentabilidade. Investigação das formas de apropriação e difusão dos patrimônios materiais e imateriais, entendendo-os como processo dinâmico transmitido através das gerações. Relações entre patrimônio, gestão e sustentabilidade. Formas e processos de mediação da construção do conhecimento e do desenvolvimento humano, abrangendo metodologias, procedimentos e ações culturais. Investigação sobre a produção, mediação e recepção dos processos educacionais e tecnológicos, enfatizando a utilização social e cultural dessas possibilidades e recursos. Trabalhou como tutora no curso de graduação de Administração da UNIASSELVI. A temática da sua dissertação é o Mobile Learning, onde investigou o uso de tecnologias digitais móveis (smartphones e aplicativos) em quatro experiencias na sala de aula no curso de Administração da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

João Batista Bottentuit Junior, Universidade do Minho

Doutor em Ciências da Educação com área de especialização em Tecnologia Educativa pela Universidade do Minho, Mestre em Educação Multimídia pela Universidade do Porto, Tecnólogo em Processamento de Dados pelo Centro Universitário UNA e Licenciado em Pedagogia pela Faculdade do Maranhão. É também Especialista em Docência no Ensino Superior pela PUC-MG, Engenharia de Sistemas pela ESAB e Educação a Distância pelo UNISEB. É professor Associado I da Universidade Federal do Maranhão, atuando no Departamento de Educação II. É Professor Permanente dos Programas de Pós-graduação em Cultura e Sociedade (Mestrado Acadêmico - Atual Coordenador Gestão 2018-2020) e Gestão de Ensino da Educação Básica (Mestrado Profissional), atua na linha de Cultura, Educação e Tecnologia (Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação). É líder do grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias Digitais na Educação (GEP-TDE). É membro do comitê científico da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) desde 2012. É consultor ad hoc e Bolsista de Produtividade em Pesquisa da Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico do Maranhão (FAPEMA). É avaliador de cursos de graduação presenciais e a distância do MEC/INEP. Email: joaobbj@gmail.com 

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Publicado

22-08-2020

Como Citar

Berwanger, P. M., & Bottentuit Junior, J. B. (2020). Mobile Leraning no Ensino Superior: uma cartografia a partir das percepções dos docentes. Revista Teias, 21, 59–73. https://doi.org/10.12957/teias.2020.44533

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua