TUTORIA COM AGENTES INTELIGENTES NA EDUCAÇÃO ONLINE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2019.43038

Palavras-chave:

Tutoria Virtual, Agentes Inteligentes, Educação Online

Resumo

A evolução tecnológica, particularmente a Inteligência Artificial, tem contribuído significativamente para mudanças relevantes em quase todas as dimensões da nossa sociedade, nomeadamente na Educação e, consequentemente, no Ensino à Distância. Tais mudanças exigem transformações significativas, especialmente no processo de ensino e aprendizagem, de forma a minimizar a incapacidade dos docentes e tutores responderem na totalidade às solicitações de suporte por parte dos alunos e, por isso, a enorme necessidade de potenciar as tecnologias existentes, com o objetivo de minorar essa dificuldade. Este artigo tem como objetivo caracterizar os agentes inteligentes e a sua importância pedagógica para a tutoria na educação online. A metodologia utilizada baseou-se no método dedutivo, resultante do processo de pesquisa bibliográfica e documental, em consonância com a investigação de doutoramento em curso sobre a temática dos tutores inteligentes. Como resultados, a literatura especializada tem destacado a enorme vantagem da utilização dos agentes inteligentes no ensino superior online.

Biografia do Autor

Daniela Melaré Vieira Barros, Universidade Aberta

 Especialista em Instrucional Designer, Especialista em Administração em Educação a Distância, Mestrado em Engenharia dos Media para a Educação Euromime-Erasmus Mundus-Portugal, Espanha e França, Mestrado em Educação pela UNESP- BRASIL, Doutoramento em Educação UNESP -BRASIL, Pós -Doutoramento pela UNICAMP e o segundo Doutoramento realizado e premiado pela UNED de Madrid, Colaboradora da Open University no projeto COLEARN, Editora Colaboradora da Revista: Estilos de Aprendizaje e Docente Auxiliar da Universidade Aberta, Lisboa, Portugal.

Downloads

Publicado

25-11-2019

Como Citar

Guerreiro, A., Melaré Vieira Barros, D., & Morgado, L. (2019). TUTORIA COM AGENTES INTELIGENTES NA EDUCAÇÃO ONLINE. Revista Teias, 20(Esp), 184–198. https://doi.org/10.12957/teias.2019.43038

Edição

Seção

Educação ativista na cibercultura: experiências plurais