A aprendizagem colaborativa em rede: a cibereducação como prática ativista e transformadora do aprendizado no curso de arquitetura

Alexandre Meneses Chagas, Murilo Santos Lacerda, Ronaldo Nunes Linhares

Resumo


Com o advento do digital, aconteceram algumas reconfigurações na sociedade contemporânea. Entre os campos afetados por essas reconfigurações estão a colaboração, a construção do conhecimento e a educação. Sendo assim, esta pesquisa tem por objetivo investigar as possibilidades do Facebook como espaço de aprendizagem colaborativa pelos discentes do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Tiradentes. É um estudo qualitativo fruto de uma pesquisa-formação, com os seguintes instrumentos de construção de dados: atividade pedagógica e observação participante. Os resultados permitem concluir que o Facebook contribui para os processos de aprendizagem, propiciando autonomia, protagonismo, interação e colaboração. Sendo identificada a necessidade de melhoria na administração do tempo, para obtenção de melhores respostas.


Palavras-chave


Educação; Arquitetura; Redes sociais digitais

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DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2019.41294

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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

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