A EXPERIÊNCIA DO CONSÓRCIO CEDERJ E A DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Autores

  • Vittorio Oliveira Lo Bianco PROPED/UERJ FUNDAÇÃO CECIERJ
  • Lia Faria PROPED/UERJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2019.39784

Palavras-chave:

EaD, Cederj, Darcy Ribeiro

Resumo

A proposta deste trabalho é refletir, a partir dos estudos de Darcy Ribeiro em 'A Universidade Necessária' (1991) em diálogo com outros autores contemporâneos, sobre o lugar da modalidade 'Educação a Distância' na ampliação da oferta educacional de nível superior no Estado do Rio de Janeiro. Para isso, analisamos a trajetória do Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cederj) e sua conexão com o pensamento-ação de Darcy Ribeiro – entusiasta da EaD num tempo em que a modalidade ainda não era considerada no âmbito das políticas públicas de educação. Ao traçar as linhas gerais dos caminhos e descaminhos do Cederj, indagamos sobre os desafios que se apresentam e sublinhamos sua potência enquanto via de acesso ao ensino superior por milhares de estudantes.

Biografia do Autor

Vittorio Oliveira Lo Bianco, PROPED/UERJ FUNDAÇÃO CECIERJ

Graduado em Relações Internacionais pela PUC-RIO, Mestre em Políticas Públicas pelo Instituto de Economia da UFRJ, Doutorando em Educação no PROPED/UERJ. Servidor estadual da Fundação CECIERJ.

Lia Faria, PROPED/UERJ

Pós-doutora em Educação pela Universidade de Lisboa (2012) e em Ciência Política pelo IUPERJ (2008), doutora em Educação (UFRJ/1996), mestre em Filosofia da Educação IESAE/FGV (1989), bacharel e licenciada em História (UFRJ/1971) e graduada em jornalismo (UFRJ/1967). É professora associada de graduação e pós-graduação da UERJ/PROPED. Coordena o Laboratório Educação e República (LER) e é bolsista CNE/FAPERJ. Atua na área de educação, com ênfase em história da educação, gestão dos sistemas educacionais e memória fluminense.

Downloads

Publicado

26-03-2019

Como Citar

Lo Bianco, V. O., & Faria, L. (2019). A EXPERIÊNCIA DO CONSÓRCIO CEDERJ E A DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Revista Teias, 20(56), 113–132. https://doi.org/10.12957/teias.2019.39784