ESTÁGIO SUPERVISIONADO, PROFISSIONALIZAÇÃO E PROFISSIONALIDADE DOCENTE: DO QUE ESTAMOS FALANDO?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2019.39115

Palavras-chave:

Formação docente. Profissionalização. Estágio. Desenvolvimento profissional. Práxis.

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir o estágio supervisionado nos cursos de licenciatura, no Brasil, como espaço de referência, essencialmente, para a profissionalização docente. Para tal arte, argumenta-se que o estágio é subsídio para a profissionalização docente dos futuros professores, por meio de atividades que fomentam a construção da identidade profissional e o desenvolvimento de competências inerentes à docência. Nesta pesquisa, de natureza teórica, parte-se da hipótese que para o estágio se (re)afirmar como um espaço da construção da profissionalização docente exige, necessariamente, ser construído como práxis, e um movimento coletivo, associado à autonomia, condições de apreensão e socialização da profissão.

Biografia do Autor

Osmar Hélio Alves Araújo, Instituto Federal de Educação (IFCE), Campus Tianguá

Doutor em educação, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e mestre em educação, pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Integra o grupo de pesquisa cadastrado juntos ao CNPq: Formação Docente, História e Política Educacional (GPFOHPE - UFC). Reúne experiência como professor da Educação básica - (Educação Infantil ao Ensino Médio) - e nos diversos cursos de licenciatura; supervisor educacional e professor formador dos professores da educação básica. Atualmente, exerce a docência no Curso de Letras do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR/UVA); no Curso de Física e Letras do Instituto Federal de Educação (IFCE), Campus Tianguá e tem se dedicado a estudos e pesquisas com foco na Pedagogia, Didática, prática de ensino, estágio supervisionado, formação de professores; gestão e coordenação pedagógica da escola básica.

Downloads

Publicado

16-09-2019

Como Citar

Araújo, O. H. A. (2019). ESTÁGIO SUPERVISIONADO, PROFISSIONALIZAÇÃO E PROFISSIONALIDADE DOCENTE: DO QUE ESTAMOS FALANDO?. Revista Teias, 20(58), 250–264. https://doi.org/10.12957/teias.2019.39115

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua