ESTÁGIO SUPERVISIONADO, PROFISSIONALIZAÇÃO E PROFISSIONALIDADE DOCENTE: DO QUE ESTAMOS FALANDO?

Osmar Hélio Alves Araújo

Resumo


O objetivo deste artigo é discutir o estágio supervisionado nos cursos de licenciatura, no Brasil, como espaço de referência, essencialmente, para a profissionalização docente. Para tal arte, argumenta-se que o estágio é subsídio para a profissionalização docente dos futuros professores, por meio de atividades que fomentam a construção da identidade profissional e o desenvolvimento de competências inerentes à docência. Nesta pesquisa, de natureza teórica, parte-se da hipótese que para o estágio se (re)afirmar como um espaço da construção da profissionalização docente exige, necessariamente, ser construído como práxis, e um movimento coletivo, associado à autonomia, condições de apreensão e socialização da profissão.


Palavras-chave


Formação docente. Profissionalização. Estágio. Desenvolvimento profissional. Práxis.

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DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2019.39115

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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

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