Produzindo currículos e professores de Ciências na EJA: entre normalizações e deslocamentos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2018.37559

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Currículo, Formação de professores, inclusão/exclusão

Resumo

Investigamos os discursos que regulam os processos de subjetivação de professores em formação inicial para a atuação na Educação de Jovens e Adultos. Interessa-nos compreender os enunciados produzidos em diferentes contextos discursivos de produção de conhecimentos que normatizam o que podemos pensar sobre a modalidade e seus sujeitos, em processos que incluem e, simultaneamente, excluem os estudantes. Percebemos a produção de um estudante – e de um professor – fora da norma, produzindo efeitos de poder que regulam a produção das subjetividades discentes e docentes. Assim, ao nos referirmos ao estudante jovem e adulto como o cidadão que necessita de estratégias de produção de igualdade, situamos esses estudantes em espaços intermediários entre a inclusão e a exclusão.

Biografia do Autor

Juliana Marsico, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, integra o corpo de pesquisadores  do ‘Grupo de Estudos em História do Currículo’, no âmbito do NEC/UFRJ.

Marcia Serra Ferreira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, coordena o ‘Grupo de Estudos em História do Currículo’, no âmbito do NEC/UFRJ. É Bolsista de Produtividade 2 do CNPq e Cientista do Estado (CNE/Faperj).

Downloads

Publicado

22-12-2018

Como Citar

Marsico, J., & Ferreira, M. S. (2018). Produzindo currículos e professores de Ciências na EJA: entre normalizações e deslocamentos. Revista Teias, 19(55), 161–175. https://doi.org/10.12957/teias.2018.37559

Edição

Seção

Inclusão escolar e interrogações curriculares: adaptar, modificar, diferir?