<b>SISTEMAS DE AVALIAÇÃO DOS ESTADOS NO BRASIL: AVANÇOS DO GERENCIALISMO NA EDUCAÇÃO BÁSICA.

Autores

  • Regiane Helena Bertagna Departamento de Educação, Instituto de Biociências de Rio Claro, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho. https://orcid.org/0000-0003-4415-0978
  • Raquel Fontes Borghi Departamento de Educação, Instituto de Biociências de Rio Claro, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho.

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2018.36248

Palavras-chave:

Sistemas de avaliação, Gerencialismo, Direito a educação

Resumo

O texto aborda o mapeamento de sistemas estaduais de avaliação brasileiros e tem por objetivo discutir os avanços do gerencialismo na educação básica brasileira. A metodologia de pesquisa de abordagem qualitativa se constituiu de levantamento nos sítios das secretarias estaduais de educação. No período de 2005-2015, os resultados evidenciaram 20 sistemas estaduais de avaliação, sendo que 14 deles foram implantados após o início do IDEB, em 2007. Tal processo de intensificação revela e tensiona a lógica de gestão gerencial no campo da educação pública. Destaca-se, também, que há uma duplicação de recursos destinados a avaliação da educação básica pelo governo federal e pelos governos estaduais, recursos estes que poderiam ser investidos na ampliação do direito a uma educação de qualidade para todos.

Biografia do Autor

Regiane Helena Bertagna, Departamento de Educação, Instituto de Biociências de Rio Claro, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho.

Departamento de Educação, Instituto de Biociências de Rio Claro, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho.

http://lattes.cnpq.br/4538018150038718

Raquel Fontes Borghi, Departamento de Educação, Instituto de Biociências de Rio Claro, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho.

Departamento de Educação, Instituto de Biociências de Rio Claro, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho.

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Publicado

30-09-2018

Como Citar

Bertagna, R. H., & Borghi, R. F. (2018). <b>SISTEMAS DE AVALIAÇÃO DOS ESTADOS NO BRASIL: AVANÇOS DO GERENCIALISMO NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Teias, 19(54), 48–62. https://doi.org/10.12957/teias.2018.36248

Edição

Seção

Cotidianos, políticas e avaliação