RELAÇÕES ENTRE POLÍTICAS E PRÁTICAS EDUCACIONAIS: EM PERSPECTIVA A REALIDADE DE UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL PAULISTA
Resumo
Este trabalho pretende evidenciar as práticas pedagógicas e avaliativas das professoras do 5º ano do ensino fundamental de uma escola estadual paulista, denominada Gama, diante das atuais políticas educacionais de currículo e avaliação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com observação em reuniões coletivas e em sala de aula das duas turmas de 5º ano da escola, entrevistas e análise documental. Problematizamos que diante das políticas educacionais atuais as práticas na escola tendem a seguir a lógica imposta externamente. É possível apreender dos dados analisados que os profissionais da escola Gama se pautam na proposta da SEE-SP para selecionar os conteúdos, fortemente influenciado pela exigência nas avaliações em larga escala e ainda há prática do modelo tradicional de avaliação da aprendizagem.Downloads
Publicado
30-11-2014
Como Citar
MELLO, Liliane Ribeiro de; BERTAGNA, Regiane Helena. RELAÇÕES ENTRE POLÍTICAS E PRÁTICAS EDUCACIONAIS: EM PERSPECTIVA A REALIDADE DE UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL PAULISTA. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 15, n. 39, p. 85–105, 2014. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24483. Acesso em: 2 maio. 2025.
Edição
Seção
Em Pauta
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.