<b>DISPUTAS PELA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: PENSANDO EM DIFERENÇA E EM EDUCAÇÃO

Autores

  • Adriano Vargas Freitas UFF
  • William de Goes Ribeiro UFF

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2018.34485

Palavras-chave:

Base Nacional Comum Curricular, Currículos, Diferença.

Resumo

Nesta produção apresentamos análises a respeito do projeto de implantação, em nosso país, da Base Nacional Curricular Comum Curricular, no sentido de uma lista de conteúdos específicos para a prática docente. Destacamos os argumentos utilizados por aqueles que a apresentam como indispensável à obtenção da unidade educacional, em especial os participantes do Movimento Escola Sem Partido, e elencamos problemas decorrentes desse objetivo, tais como a verificação de poucos espaços nesta proposta para questões prementes como cultura e diferença. Destacamos também alguns sentidos que vem sendo atribuídos ao projeto e ao currículo, enveredando para a verificação dos riscos que podem envolver uma centralização curricular.

Biografia do Autor

Adriano Vargas Freitas, UFF

Doutor em Educação Matemática (PUC-SP)

William de Goes Ribeiro, UFF

Doutor em Educação (UFRJ)

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Publicado

30-09-2018

Como Citar

FREITAS, Adriano Vargas; RIBEIRO, William de Goes. <b>DISPUTAS PELA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: PENSANDO EM DIFERENÇA E EM EDUCAÇÃO. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 19, n. 54, p. 333–347, 2018. DOI: 10.12957/teias.2018.34485. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/34485. Acesso em: 9 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua