FORMAÇÃO DE PROFESSORES, MUDANÇAS NO TRABALHO DIDÁTICO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Autores

  • Dayse Martins Hora Universidade Católica de Petrópolis (UCP)

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2018.29328

Palavras-chave:

trabalho docente, trabalho didático, educação a distância

Resumo

Este texto pretende discutir sobre as mudanças no trabalho didático decorrentes das práticas da educação a distância em cursos superiores de formação de professores. O suporte metodológico foi a pesquisa bibliográfica. Analisamos os dados a partir dos três elementos constitutivos da organização do trabalho didático – a relação, a mediação e o espaço – utilizados por Alves (2002), com foco nas práticas de educação a distância na formação de professores. Consideramos os paradoxos entre atendimento individualizado e coletivo na prática onde o aumento do número de alunos caracteriza uma educação superior de massas e questionamos as incompatibilidades entre as formas de organização do trabalho didático individualizado e coletivo nas práticas de educação a distância.

Biografia do Autor

Dayse Martins Hora, Universidade Católica de Petrópolis (UCP)

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Petrópolis (UCP) Doutora em Educação: Currículo pela PUC/SP.

Downloads

Publicado

22-12-2018

Como Citar

Hora, D. M. (2018). FORMAÇÃO DE PROFESSORES, MUDANÇAS NO TRABALHO DIDÁTICO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Revista Teias, 19(55), 286–299. https://doi.org/10.12957/teias.2018.29328