FORMAÇÃO DE PROFESSORES, MUDANÇAS NO TRABALHO DIDÁTICO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Autores

  • Dayse Martins Hora Universidade Católica de Petrópolis (UCP)

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2018.29328

Palavras-chave:

trabalho docente, trabalho didático, educação a distância

Resumo

Este texto pretende discutir sobre as mudanças no trabalho didático decorrentes das práticas da educação a distância em cursos superiores de formação de professores. O suporte metodológico foi a pesquisa bibliográfica. Analisamos os dados a partir dos três elementos constitutivos da organização do trabalho didático – a relação, a mediação e o espaço – utilizados por Alves (2002), com foco nas práticas de educação a distância na formação de professores. Consideramos os paradoxos entre atendimento individualizado e coletivo na prática onde o aumento do número de alunos caracteriza uma educação superior de massas e questionamos as incompatibilidades entre as formas de organização do trabalho didático individualizado e coletivo nas práticas de educação a distância.

Biografia do Autor

Dayse Martins Hora, Universidade Católica de Petrópolis (UCP)

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Petrópolis (UCP) Doutora em Educação: Currículo pela PUC/SP.

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Publicado

22-12-2018

Como Citar

HORA, Dayse Martins. FORMAÇÃO DE PROFESSORES, MUDANÇAS NO TRABALHO DIDÁTICO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 19, n. 55, p. 286–299, 2018. DOI: 10.12957/teias.2018.29328. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/29328. Acesso em: 9 maio. 2025.

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