IMPACTOS E DESAFIOS DAS REDES DE PESQUISA: O CASO DO OBSERVATÓRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL

Autores

  • Enicéia Gonçalves Mendes Universidade Federal de São Carlos
  • Gabriela Tannús-Valadão Programa de Pós graduação em Educação Especial – UFSCar
  • Sabrina Mazo D´Affonseca Programa de Pós graduação em Educação Especial – UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2016.25891

Palavras-chave:

Educação Especial, Observatório Nacional de Educação Especial, Política Educacional, Pesquisa em Rede

Resumo

Embora as pesquisas em rede estejam cada vez mais presentes nos atuais modos de se fazer ciência ainda é reduzido o número de estudos que se propõe a avaliar tais parcerias em pesquisa. O presente relato tem como foco o Observatório Nacional de Educação Especial, uma rede de pesquisa em larga escala envolvendo 219 pesquisadores que conduziram um estudo nacional sobre o programa de implantação de Salas de Recursos Multifuncionais para oferta do atendimento educacional especializado para o público alvo da Educação Especial. Aborda-se o processo de constituição, de condução da investigação, os desafios, os principais achados e os impactos (na investigação, formação e disseminação) a fim de se mostrar o potencial das grandes redes de pesquisa.

DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2016.25891

Biografia do Autor

Enicéia Gonçalves Mendes, Universidade Federal de São Carlos

Pós-Doutorado Sorbonne – Universite Paris V – Rene Descartes. Doutora em Psicologia pela Universidade São Paulo (USP). Professora titular da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, SP, Brasil. Babette

Gabriela Tannús-Valadão, Programa de Pós graduação em Educação Especial – UFSCar

  1. Programa de Pós graduação em Educação Especial – UFSCar

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Publicado

07-10-2016

Como Citar

Mendes, E. G., Tannús-Valadão, G., & D´Affonseca, S. M. (2016). IMPACTOS E DESAFIOS DAS REDES DE PESQUISA: O CASO DO OBSERVATÓRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. Revista Teias, 17(46), 5–22. https://doi.org/10.12957/teias.2016.25891