OBSERVATÓRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E A EXPERIÊNCIA DO ESPÍRITO SANTO: A PESQUISA-FORMAÇÃO E SEUS DESDOBRAMENTOS
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2016.25496Palavras-chave:
Educação Especial, Formação de professores, Observatório de Educação Especial.Resumo
Busca-se, nesse texto, dialogar com o Observatório Nacional de Educação Especial em seus desdobramentos no Espírito Santo. O estudo tomou a pesquisa-formação como o eixo condutor do processo. Participaram 52 professores especializados em Educação Especial, dentre professores e alunos da UFES. A formação teve a duração de 104 horas presenciais e 100 horas não presenciais. As análises evidenciaram a relevância do currículo da formação ser planejada por todos os participantes. Sinaliza-se a possibilidade de os profissionais se constituírem em mediadores de formação e que os conhecimentos foram mediados em nível de profundidade e problematizaram a realidade. Diz-se da relevância da pesquisa-formação para ressignificação de posturas docentes e significação como professores especializados.
DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2016.25496
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