O “NÃO SABER” COMO RETÓRICA CONSTANTE: APROXIMAÇÕES ENTRE OS OBSERVATÓRIOS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DE POLÍTICAS DE IN-SERÇÃO DE TECNOLOGIA

Autores

  • Geovana Mendonça Lunardi Mendes Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Alaim Souza Neto Universidade São José
  • Carolline Septimio Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2016.25647

Palavras-chave:

Não saber. Formação de Professores. Tecnologias Digitais. Educação Especial.

Resumo

O que acontece quando o professor “não sabe”? Que espaço ocupa no discurso docente o “não saber”? Quais os endereçamentos deste discurso e que mobilizações internas ele desencadeia? Pautado por estas questões, o texto apresenta um conjunto de reflexões oriundas das pesquisas desenvolvidas em dois observatórios de educação: o primeiro, focado na questão da escolarização de sujeitos com deficiência; o segundo, nas políticas de inserção de tecnologias digitais na sala de aula. O objetivo foi analisar o discurso da falta de conhecimentos específicos por parte dos professores para o trabalho com temas alusivos à educação especial, como também, educação e tecnologias. O despreparo dos professores seria a justificativa principal para a ausência do trabalho com temas que lhes são desconhecidos, ignorados, inexplorados. Em diálogo com Ranciére (2015), entre outros autores, discute-se que o discurso da falta de formação para o trabalho específico na educação especial e para o uso de tecnologias parece buscar um “alguém” habilitado, específico, que saiba ensinar “de verdade”. Tem-se assim um espaço amplo para o debate que nos conduz do embrutecimento à emancipação, desenhando uma relação entre o “mestre ignorante”, o desconhecedor do próprio conhecimento e a emancipação daqueles que se apropriam de sua falta. A característica potente da escola é demarcar seu espaço como ambiente de aprendizado. Mas qual aprendizado pode ser proporcionado quando se tem um mestre que desconhece?

DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2016.25647

Biografia do Autor

Geovana Mendonça Lunardi Mendes, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em Educação. Professora Pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina. E-mail: geolunardi@gmail.com

Alaim Souza Neto, Universidade São José

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina. Professor da Universidade São José. E-mail: alaimenergia@gmail.com

Carolline Septimio, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Pará e Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina. E-mail: carolpedagoga@yahoo.com.br

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Publicado

19-09-2016

Como Citar

Mendes, G. M. L., Souza Neto, A., & Septimio, C. (2016). O “NÃO SABER” COMO RETÓRICA CONSTANTE: APROXIMAÇÕES ENTRE OS OBSERVATÓRIOS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DE POLÍTICAS DE IN-SERÇÃO DE TECNOLOGIA. Revista Teias, 17(46), 90–109. https://doi.org/10.12957/teias.2016.25647