FORMAÇÃO DOCENTE: UMA REFLEXÃO SOBRE OS PRINCÍPIOS NORTEDORES NO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Resumo
Este artigo objetivou refletir sobre os princípios para o processo formativo adotados pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC): a prática da reflexividade; a mobilização dos saberes docentes; a constituição da identidade profissional; a socialização; o engajamento; a colaboração. Por meio de uma revisão bibliográfica, buscou-se a construção de uma contextualização na literatura sobre formação de professores dos princípios adotados para que, fosse possível a análise da contribuição de tais princípios para uma mudança de cultura de formação continuada que considere o professor como agente desse processo. Constata-se que o PNAIC mostrou-se bastante audacioso, pois não se restringiu somente a aspectos de conteúdos, mas adentrou as especificidades da prática docente.
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PDFDOI: https://doi.org/10.12957/teias.2016.24813
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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) DOI: 10.12957/teias