FORMAÇÃO DOCENTE: UMA REFLEXÃO SOBRE OS PRINCÍPIOS NORTEDORES NO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

Autores

  • Ana Luzia Videira Parisotto Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Presidente Prudente
  • Andréa Ramos de Oliveira Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Presidente Prudente

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2016.24813

Palavras-chave:

Formação de professores. PNAIC. Princípios formativos.

Resumo

Este artigo objetivou refletir sobre os princípios para o processo formativo adotados pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC): a prática da reflexividade; a mobilização dos saberes docentes; a constituição da identidade profissional; a socialização; o engajamento; a colaboração. Por meio de uma revisão bibliográfica, buscou-se a construção de uma contextualização na literatura sobre formação de professores dos princípios adotados para que, fosse possível a análise da contribuição de tais princípios para uma mudança de cultura de formação continuada que considere o professor como agente desse processo. Constata-se que o PNAIC mostrou-se bastante audacioso, pois não se restringiu somente a aspectos de conteúdos, mas adentrou as especificidades da prática docente.

DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2016.24813

Biografia do Autor

Ana Luzia Videira Parisotto, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Presidente Prudente

Doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Docente e pesquisadora na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Presidente Prudente. e-mail: analu.videira@uol.com.br

Andréa Ramos de Oliveira, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Presidente Prudente

Mestranada em Educação, da UNESP-Presidente Prudente. Supervisora de Ensino designada Diretora Pedagógica na Secretaria Municipal de Educação de Birigui.

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Publicado

26-07-2016

Como Citar

Parisotto, A. L. V., & Oliveira, A. R. de. (2016). FORMAÇÃO DOCENTE: UMA REFLEXÃO SOBRE OS PRINCÍPIOS NORTEDORES NO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA. Revista Teias, 17(Ed. Esp.), 194–208. https://doi.org/10.12957/teias.2016.24813