FORMAÇÃO DOCENTE: UMA REFLEXÃO SOBRE OS PRINCÍPIOS NORTEDORES NO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

Ana Luzia Videira Parisotto, Andréa Ramos de Oliveira

Resumo


Este artigo objetivou refletir sobre os princípios para o processo formativo adotados pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC): a prática da reflexividade; a mobilização dos saberes docentes; a constituição da identidade profissional; a socialização; o engajamento; a colaboração. Por meio de uma revisão bibliográfica, buscou-se a construção de uma contextualização na literatura sobre formação de professores dos princípios adotados para que, fosse possível a análise da contribuição de tais princípios para uma mudança de cultura de formação continuada que considere o professor como agente desse processo. Constata-se que o PNAIC mostrou-se bastante audacioso, pois não se restringiu somente a aspectos de conteúdos, mas adentrou as especificidades da prática docente.

DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2016.24813


Palavras-chave


Formação de professores. PNAIC. Princípios formativos.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2016.24813

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

Licença Creative Commons

Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional