“Eu só penso em descritor”: sentidos produzidos sobre a avaliação externa no cotidiano escolar
Resumo
Este artigo é resultado de pesquisa sobre a avaliação em larga escola, especificamente do Sistema de Avaliação de Rendimento do Estado de São Paulo. A partir do estudo de caso de uma escola da rede pública, estudamos os sentidos produzidos pelos sujeitos nela envolvidos. Focaremos a discussão nas pressões vividas pelos professores e o exercício dos treinos realizados pelos estudantes, temas desenvolvidos na pesquisa. Tais sentidos vêm compondo uma rede de como as políticas de responsabilização vão se engendrando no cotidiano escolar. Para o desenvolvimento do trabalho foram estudados referenciais na área de avaliação em larga escala, bem como estudos que nos proporcionam refletir sobre metodologias de pesquisa no contexto do cotidiano escolar.
Palavras-chave
Práticas pedagógicas – Avaliação em Larga Escala - Políticas Públicas
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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) DOI: 10.12957/teias