“Eu só penso em descritor”: sentidos produzidos sobre a avaliação externa no cotidiano escolar

Autores

  • Adriana Varani UNICAMP
  • Luciana Maria Balsamo Prefeitura Municipal de Sorocaba

Palavras-chave:

Práticas pedagógicas – Avaliação em Larga Escala - Políticas Públicas

Resumo

Este artigo é resultado de pesquisa sobre a avaliação em larga escola, especificamente do Sistema de Avaliação de Rendimento do Estado de São Paulo. A partir do estudo de caso de uma escola da rede pública, estudamos os sentidos produzidos pelos sujeitos nela envolvidos. Focaremos a discussão nas pressões vividas pelos professores e o exercício dos treinos realizados pelos estudantes, temas desenvolvidos na pesquisa. Tais sentidos vêm compondo uma rede de como as políticas de responsabilização vão se engendrando no cotidiano escolar. Para o desenvolvimento do trabalho foram estudados referenciais na área de avaliação em larga escala, bem como estudos que nos proporcionam refletir sobre metodologias de pesquisa no contexto do cotidiano escolar.

Biografia do Autor

Adriana Varani, UNICAMP

Professora Doutora do Departamento de Ensino e Práticas Culturais da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas

Luciana Maria Balsamo, Prefeitura Municipal de Sorocaba

Mestre em Educação pela UFSCar/Sorocaba. Diretora Educacional da Rede Municipal de Ensino de Sorocaba

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Publicado

13-12-2015

Como Citar

Varani, A., & Balsamo, L. M. (2015). “Eu só penso em descritor”: sentidos produzidos sobre a avaliação externa no cotidiano escolar. Revista Teias, 16(43), 117–134. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24572