CURRÍCULO: CONVERSANDO SOBRE DIFERENTES E DIFERENÇAS

Autores

  • Andréa Serpa
  • Simone da Silva Ribeiro

Palavras-chave:

Currículo, escola, diferenças.

Resumo

O texto expressa as reflexões realizadas pelas autoras em torno de questões que foram “aparecendo” nas conversas sobre currículo e diferença. A conversa gira em torno de questões como identidade, pertencimento e alteridade em que nos perguntamos: somos realmente livres para constituir nossas identidades? O que sou precisa se constituir obrigatoriamente nessas identidades fixas do eu e o outro ou posso me colocar em um movimento e me compreender como uma identidade que flui entre o eu e o outro, em que o eu, nem o outro são absolutos, mas relativos? A escola, pela sua obrigatoriedade, nos leva a conviver com a diferença de modo intenso, mas a nega com práticas homogeneizadoras e, com isso, costuma mascarar a diferença evidenciando o diferente. Como a discussão sobre os currículos escolares pode nos fazer pensar sobre o que entendemos ou queremos que seja universalizado? Essa universalização é possível? Se entendemos o currículo como experiência de produzir o saber, qual o papel da docência? Podemos nos perguntar ainda: o que será então importante ensinar aos alunos? O que pode ser mais importante: ensinar e aprender ou ensinar e aprender a ler o mundo? Ler o mundo não é caminho que se trilha só. Por isso somos todos sujeitos aprendentes e ensinantes neste caminhar.

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Publicado

11-03-2015

Como Citar

Serpa, A., & Ribeiro, S. da S. (2015). CURRÍCULO: CONVERSANDO SOBRE DIFERENTES E DIFERENÇAS. Revista Teias, 16(40), 89–98. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24552