PERCURSO DA PESQUISA CIENTÍFICA: CONTRIBUIÇÕES DE PHILIP ROTH E SUA OBRA “INDIGNAÇÃO”

Autores

  • Michely Calciolari de Souza Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM).
  • Teresa Kazuko Teruya Professora Associada da Universidade Estadual de Maringá.
  • Geiva Carolina Calsa Professora Adjunta da Universidade Estadual de Maringá

Palavras-chave:

Pesquisa científica, Metodologia, Educação

Resumo

Ao longo do desenvolvimento de uma pesquisa científica o pesquisador depara-se com inúmeras dúvidas, incertezas e problemas que envolvem um determinado tema. Objetivamos com este artigo apresentar reflexões acerca do processo de pesquisa, tecendo relações com uma obra literária, com vistas a perceber como os acontecimentos da literatura escolhida relacionam-se com a pesquisa. Nosso referencial teórico metodológico é baseado em autores que tratam da metodologia de pesquisa educacional de um ponto de vista pós-moderno. As conclusões indicam que “o fazer pesquisa” é envolto por diversos momentos de incertezas que dão suporte para o desenvolvimento dos estudos e por fim, resulta em esclarecimentos e/ou novas pretensões.

Biografia do Autor

Michely Calciolari de Souza, Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Pesquisa na linha de Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores, trabalhando as temáticas: Educação, Mídias e Estudos Culturais, sob a orientação da Profª. Drª. Teresa Kazuko Teruya. É integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Psicopedagogia, Aprendizagem e Cultura (GEPAC/UEM).

Teresa Kazuko Teruya, Professora Associada da Universidade Estadual de Maringá.

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1982), graduação em História pela Faculdade Auxilium de Lins (1996), mestrado (1995) e doutorado em Educação(2000) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho -UNESP/Marília/SP. Atuou como pesquisadora colaboradora sênior da Universidade de Brasília 2009-2010. É professora Associado da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, formação de professores, mídia na educação, didática e escola pública. Ver: www.nt5.net.br

Geiva Carolina Calsa, Professora Adjunta da Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1979), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Atualmente é professora adjunto da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Conceitos, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura, educação, representações sociais, ensino-aprendizagem, construtivismo e intervenção pedagógica.

Downloads

Publicado

12-02-2015

Como Citar

de Souza, M. C., Teruya, T. K., & Calsa, G. C. (2015). PERCURSO DA PESQUISA CIENTÍFICA: CONTRIBUIÇÕES DE PHILIP ROTH E SUA OBRA “INDIGNAÇÃO”. Revista Teias, 16(42), 196–207. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24541

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua