A CONSTITUIÇÃO DE UMA ESCOLA COMO REFERÊNCIA: O ENCONTRO COM A HISTÓRIA ATRAVÉS DAS NARRATIVAS QUE POTENCIALIZAM A MEMÓRIA COLETIVA DA ESEDRAT

Fernanda Marques da Silva, Heloisa Raimunda Herneck

Resumo


O trabalho tem por objetivo evidenciar as histórias e as práticas cotidianas responsáveis por tornar a Escola Estadual Doutor Raimundo Alves Torres (ESEDRAT) uma referência na cidade de Viçosa/MG e no estado de Minas Gerais, por meio do projeto “Escolas-Referência: A Reconstrução da Excelência na Escola Pública”. A pesquisa analisa os documentos oficiais da ESEDRAT e as narrativas de nove sujeitos participantes/praticantes dessa história. Utiliza-se dos estudos nos/dos/com os cotidianos, por estes permitirem adentrar a realidade trabalhada. Historicamente, a ESEDRAT, desde a sua criação, vem se constituindo como referência educacional na cidade por meio dos saberesfazeres cotidianos que trouxeram o reconhecido desta pelo estado de Minas Gerais e da cidade de Viçosa.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

Licença Creative Commons

Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional