CINECLUBE, NARRATIVA E FORMAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA DOS JOVENS UNIVERSITÁRIOS

Adriana Hoffmann Fernandes, Thamyres Ribeiro Dalethese

Resumo


Neste artigo pretendemos apresentar parte da pesquisa realizada no contexto de um cineclube universitário analisando entrevistas com dez frequentadores estudantes de Pedagogia de uma Universidade Federal. A proposta foi investigar as experiências desses jovens do ensino superior com o cinema dentro do espaço de formação acadêmica percebendo como eles estabelecem relações formativas com o cinema no cotidiano e na universidade. Trabalharemos com os conceitos de consumo/cultura do cinema e narrativas e experiência refletir ou discutir para sobre a dimensão “educativa” da pratica cineclubista universitária. Tal estudo pretende trazer como contribuição o papel da linguagem audiovisual na formação cultural desses sujeitos, em sua maioria, futuros professores.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

Licença Creative Commons

Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional