CINECLUBE, NARRATIVA E FORMAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA DOS JOVENS UNIVERSITÁRIOS

Autores

  • Adriana Hoffmann Fernandes UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UNIRIO
  • Thamyres Ribeiro Dalethese UNIRIO

Resumo

Neste artigo pretendemos apresentar parte da pesquisa realizada no contexto de um cineclube universitário analisando entrevistas com dez frequentadores estudantes de Pedagogia de uma Universidade Federal. A proposta foi investigar as experiências desses jovens do ensino superior com o cinema dentro do espaço de formação acadêmica percebendo como eles estabelecem relações formativas com o cinema no cotidiano e na universidade. Trabalharemos com os conceitos de consumo/cultura do cinema e narrativas e experiência refletir ou discutir para sobre a dimensão “educativa” da pratica cineclubista universitária. Tal estudo pretende trazer como contribuição o papel da linguagem audiovisual na formação cultural desses sujeitos, em sua maioria, futuros professores.

Biografia do Autor

Adriana Hoffmann Fernandes, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UNIRIO

Professora adjunta no PPGEDU da UNIRIO e na Escola de Educação coordenando o grupo de pesquisa Cinenarrativas com pesquisas nas relações das crianças, jovens e professores com o audiovisual.

Thamyres Ribeiro Dalethese, UNIRIO

Pedagoga formada pela UNIRIO e integrante do grupo de Pesquisa Cinenarrativas desde 2010.

Downloads

Publicado

01-04-2015

Como Citar

Fernandes, A. H., & Dalethese, T. R. (2015). CINECLUBE, NARRATIVA E FORMAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA DOS JOVENS UNIVERSITÁRIOS. Revista Teias, 16(42), 146–162. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24538

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua