MICRO-EMPRÉSTIMO GLOBAL NA REFORMA EDUCACIONAL: ENSEÑÁ POR ARGENTINA E A NEOLIBERALIZAÇÃO DOS MOVIMENTOS DE BASE

Autores

  • Daniel S. Friedrich Teachers College, Universidade de Columbia, NY, E.U.A.

Resumo

Este artigo analisa o funcionamento e os pressupostos subjacentes do Enseñá por Argentina, um programa específico que faz parte da Teach for All, uma rede mais abrangente e em expansão, na busca de caminhos através dos quais um esforço global para a redefinição do ensino e da formação de professores encontra características locais e histórias, produzindo, assim, algo diferente. Meu enfoque sobre o programa argentino possui dois propósitos inter-relacionados. Primeiro, ele nos ajuda a compreender melhor a produção de um determinado tipo de sujeito neoliberal, o empreendedor social que funciona como o motor para a mudança. Em segundo lugar, o estudo envolve questões sobre a possibilidade de transferência de modelos em contextos socialmente, politicamente e pedagogicamente diversos, através do que chamo política de micro-empréstimo, da formação de professores e de instrumentos específicos para organizações que canalizam os discursos sobre mudanças que vêm das bases.

Publicado

11-12-2014

Como Citar

Friedrich, D. S. (2014). MICRO-EMPRÉSTIMO GLOBAL NA REFORMA EDUCACIONAL: ENSEÑÁ POR ARGENTINA E A NEOLIBERALIZAÇÃO DOS MOVIMENTOS DE BASE. Revista Teias, 15(39), 214–240 (Português) / 241. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24490