DE MEMORIA ET REMINISCENTIA AO PERTENCIMENTO AOS MEIOS ESCOLARES: A CONTRIBUIÇÃO DA PESQUISA ETNOGRÁFICA EM EDUCAÇÃO

Autores

  • Paula Almeida de Castro Universidade Estadual da Paraíba

Resumo

A memória e o pertencimento aos meios escolares nos processos de tornar-se aluno são as reflexões apresentadas, no presente texto, com a contribuição da pesquisa etnográfica em Educação. Buscou-se asserções teóricas com definições sobre o conceito de memória e seus usos para a compreensão da história de vida do sujeito social e a relação com o pertencimento na trajetória escolar. Utilizou-se a observação participante, a entrevista etnográfica e a fotoetnografia para acessar as narrativas dos participantes de duas instituições públicas situadas no Rio de Janeiro durante um ano letivo. Observou-se que a memória individual e coletiva, vivenciada pelos alunos nos processos educacionais, modifica, possibilita e acompanha as escolhas que são feitas para além das salas de aula frequentadas.

Biografia do Autor

Paula Almeida de Castro, Universidade Estadual da Paraíba

Professora Adjunta do Departamento de Educação da Universidade Estadual da Paraíba. Coordenadora Institucional do PIBID/CAPES/UEPB.

Downloads

Publicado

16-10-2014

Como Citar

Castro, P. A. de. (2014). DE MEMORIA ET REMINISCENTIA AO PERTENCIMENTO AOS MEIOS ESCOLARES: A CONTRIBUIÇÃO DA PESQUISA ETNOGRÁFICA EM EDUCAÇÃO. Revista Teias, 15(38), 91–106. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24469