INVESTIGANDO DIMENSÕES FORMATIVAS NA PRÁTICA DE ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Autores

  • Mariana Lima Vilela Universidade Federal do Rio de Janeiro Colégio de Aplicação
  • Sandra Escovedo Selles Universidade Federal Fluminense Faculdade de Educação
  • Everardo Paiva Andrade Universidade Federal Fluminense Faculdade de Educação

Resumo

O artigo apóia-se em perspectivas teóricas da Formação Docente e do Currículo, analisando relatórios e depoimentos de licenciandos de Biologia. Dialogando com especificidades dos conhecimentos produzidos na escola e sua relação com saberes da profissão, defende que os espaços curriculares que valorizam a interface entre escola e universidade no período pré-profissional, favorecem o desenvolvimento dos saberes da profissão. Sinaliza a necessidade de integração entre os campos do Currículo e da Formação Docente, no sentido de contribuir para um avanço e superação tanto dos debates que reduzem o processo formativo ao domínio dos conhecimentos específicos de referência, quanto daqueles que identificam a prática dos professores como simples reprodução de conhecimentos produzidos em instâncias externas à escola.

Biografia do Autor

Mariana Lima Vilela, Universidade Federal do Rio de Janeiro Colégio de Aplicação

Possui graduação em Ciências Biológicas pela UFRJ (Bacharelado em Ecologia - 1995 e Licenciatura - 1999), mestrado no Programa EICOS IP UFRJ (2000) e doutorado em Educação pela UFF (2008). Tem experiência de ensino de Ciências e Biologia nos níveis fundamental e médio e, na área de Formação de Professores para o nível de graduação. Atualmente é professora do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CAp/UFRJ). Compõe grupos de pesquisa e participa de projetos de extensão em Educação com ênfase no Ensino de Ciências e Biologia e Formação de Professores.

Sandra Escovedo Selles, Universidade Federal Fluminense Faculdade de Educação

Possui Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1978), Mestrado no Center For Applied Research In Education - University of East Anglia (1989) e Doutorado no Center for Science Education - University of East Anglia (1992). Em 2006-2007, realizou estudos de pós-doutorado na Brown University, nos Estados Unidos e na Faculdade de Educação da USP. Professora Associada da Universidade Federal Fluminense é coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação (2011-2013). Atualmente é presidente da Associação Brasileira de Ensino de Biologia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação em Ciências , desenvolvendo pesquisas principalmente nos seguintes temas: ensino de biologia, formação de professores de ciências e Biologia, livro didático, conhecimento escolar e estudos históricos do curriculo de ciências e Biologia.

Everardo Paiva Andrade, Universidade Federal Fluminense Faculdade de Educação

Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (1980), mestrado (2001) e também doutorado (2006) em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é professor adjunto da Faculdade de Educação da UFF, com experiência nas áreas de História e Educação, trabalhando sobretudo na formação profissional docente, com ênfase nos seguintes temas: formação de professores, ensino de história, docência e saberes docentes, currículo, conhecimento e cultura escolar.

Downloads

Publicado

08-04-2014

Como Citar

Vilela, M. L., Selles, S. E., & Andrade, E. P. (2014). INVESTIGANDO DIMENSÕES FORMATIVAS NA PRÁTICA DE ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. Revista Teias, 15(36), 14. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24387

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua