INVESTIGANDO DIMENSÕES FORMATIVAS NA PRÁTICA DE ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Resumo
O artigo apóia-se em perspectivas teóricas da Formação Docente e do Currículo, analisando relatórios e depoimentos de licenciandos de Biologia. Dialogando com especificidades dos conhecimentos produzidos na escola e sua relação com saberes da profissão, defende que os espaços curriculares que valorizam a interface entre escola e universidade no período pré-profissional, favorecem o desenvolvimento dos saberes da profissão. Sinaliza a necessidade de integração entre os campos do Currículo e da Formação Docente, no sentido de contribuir para um avanço e superação tanto dos debates que reduzem o processo formativo ao domínio dos conhecimentos específicos de referência, quanto daqueles que identificam a prática dos professores como simples reprodução de conhecimentos produzidos em instâncias externas à escola.Downloads
Publicado
08-04-2014
Como Citar
Vilela, M. L., Selles, S. E., & Andrade, E. P. (2014). INVESTIGANDO DIMENSÕES FORMATIVAS NA PRÁTICA DE ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. Revista Teias, 15(36), 14. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24387
Edição
Seção
Artigos de Demanda Contínua
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.