MUDAR É DIFÍCIL MAS É NECESSÁRIO E URGENTE: um novo sentido para o projeto político pedagógico da escola
Resumo
RESUMO
Esse artigo apresenta um quadro de referência para resignificar o Projeto Político Pedagógico (PPP) no sentido de entendê-lo como reflexo dinâmico de decisões curriculares, constituindo-se em ‘expressão viva’ do que acontece/ acontecerá na escola, na direção da melhoria da qualidade social da educação. Uma preocupação recorrente evidenciada na prática tem sido como fazer o PPP ‘sair do papel’ e transbordar para o cotidiano da escola, instituindo-se em apoio significativo para a comunidade escolar. O pensamento de Paulo Freire, inscrito no marco teórico de uma educação a favor da emancipação do ser humano, é o referencial utilizado nessa tessitura de um novo Projeto Político Pedagógico e na discussão da formação dos educadores, condição para pensar/fazer currículo, na perspectiva crítico-libertadora.
Palavras-chave: currículo; projeto político pedagógico; Paulo Freire.
Esse artigo apresenta um quadro de referência para resignificar o Projeto Político Pedagógico (PPP) no sentido de entendê-lo como reflexo dinâmico de decisões curriculares, constituindo-se em ‘expressão viva’ do que acontece/ acontecerá na escola, na direção da melhoria da qualidade social da educação. Uma preocupação recorrente evidenciada na prática tem sido como fazer o PPP ‘sair do papel’ e transbordar para o cotidiano da escola, instituindo-se em apoio significativo para a comunidade escolar. O pensamento de Paulo Freire, inscrito no marco teórico de uma educação a favor da emancipação do ser humano, é o referencial utilizado nessa tessitura de um novo Projeto Político Pedagógico e na discussão da formação dos educadores, condição para pensar/fazer currículo, na perspectiva crítico-libertadora.
Palavras-chave: currículo; projeto político pedagógico; Paulo Freire.
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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) DOI: 10.12957/teias