MUDAR É DIFÍCIL MAS É NECESSÁRIO E URGENTE: um novo sentido para o projeto político pedagógico da escola

Autores

  • Ana Maria Saul Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP
  • Alexandre Saul Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Resumo

RESUMO Esse artigo apresenta um quadro de referência para resignificar o Projeto Político Pedagógico (PPP) no sentido de entendê-lo como reflexo dinâmico de decisões curriculares, constituindo-se em ‘expressão viva’ do que acontece/ acontecerá na escola, na direção da melhoria da qualidade social da educação. Uma preocupação recorrente evidenciada na prática tem sido como fazer o PPP ‘sair do papel’ e transbordar para o cotidiano da escola, instituindo-se em apoio significativo para a comunidade escolar. O pensamento de Paulo Freire, inscrito no marco teórico de uma educação a favor da emancipação do ser humano, é o referencial utilizado nessa tessitura de um novo Projeto Político Pedagógico e na discussão da formação dos educadores, condição para pensar/fazer currículo, na perspectiva crítico-libertadora. Palavras-chave: currículo; projeto político pedagógico; Paulo Freire.

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Publicado

04-12-2013

Como Citar

Saul, A. M., & Saul, A. (2013). MUDAR É DIFÍCIL MAS É NECESSÁRIO E URGENTE: um novo sentido para o projeto político pedagógico da escola. Revista Teias, 14(33), 19. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24367

Edição

Seção

Em Pauta