Políticas de formação docente continuada: o que querem os professores, afinal?

Rosimar Serena Siqueira Esquinsani

Resumo


O texto parte de uma provocação: o que querem os professores, afinal? Que modelo de formação continuada é mais adequado - por orgânico e efetivo -, para ser adotado como política educacional? Assim, estruturado a partir de uma pesquisa qualitativa assentada em exame documental e revisão bibliográfica, o texto propõe uma resposta à provocação inicial, sistematizando anseios de um grupo de professores submetido a um programa de formação continuada elaborado por uma secretaria municipal de educação, no interior sul-rio-grandense. Como conclusão, o texto indica que as metodologias de formação continuada são orgânicas quando compreendem algumas condições para sua execução e se inserem em contextos específicos, vindo ao encontro dos anseios dos professores submetidos àquele processo.

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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

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