Desenvolvimento profissional de professores e formadores da educação básica: primeiras aproximações

Ana Luzia Videira Parisotto, Renata Portela Rinaldi

Resumo


Este artigo apresenta dados parciais de uma pesquisa colaborativa, em andamento, realizada em escola de educação básica, que objetiva construir conhecimentos sobre processos de desenvolvimento profissional de professores e formadores no contexto de trabalho; intervir no ambiente da escola de forma a propiciar ações de construção e reconstrução de conhecimentos e, ainda, consolidar um grupo de pesquisa que contemple a participação de todos os sujeitos engajados nesse processo. As primeiras conclusões apontam a importância da valorização do trabalho coletivo e colaborativo, da disponibilidade de condições físicas e de materiais didáticos adequados ao ensino e da gestão democrática que possibilite a participação da comunidade na escola.

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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

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