CADERNOS DE FORMAÇÃO: A EXPERIÊNCIA DE CURRÍCULO PRATICADO EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Maria Tereza Goudard Tavares Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Marcia Soares Alvarenga

Resumo

Neste artigo compartilhamos uma experiência que vimos resignificando no espaço da Faculdade de Formação de Professores da UERJ, a partir de registros escritos no que denominamos de Cadernos de Formação. Propostos como atividade teórico/prática para turmas de Pedagogia, do ponto de vista político-epistemológico, consideramos que através dos “cadernos” são possíveis outras narrativas de formação nos permitindo considerar contribuições destes para um currículo praticado na formação de professores e professoras. Os cadernos como suportes de produção de conhecimento trabalham com a concepção freireana de que toda formação é projeto e utopia, buscando uma formação que possibilite aos professores/as realizarem diferentes dimensões da docência.

Biografia do Autor

Maria Tereza Goudard Tavares, Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora da Graduação e do Mestrado em Educação da Faculdade de Formação de Professores da UERJ. Líder do Grupo de Pesquisa CNPq Vozes da Educação História Memória e Formação de Professores de São Gonçalo. Membro do GT Educação Popular da Anped.

Marcia Soares Alvarenga

Professora da Graduação e do Mestrado em Educação da Faculdade de Formação de Professores da UERJ.

Downloads

Publicado

25-04-2012

Como Citar

Tavares, M. T. G., & Alvarenga, M. S. (2012). CADERNOS DE FORMAÇÃO: A EXPERIÊNCIA DE CURRÍCULO PRATICADO EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Revista Teias, 13(27), 13 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24254