O PENSAMENTO DE PAULO FREIRE EM SISTEMAS PÚBLICOS DE ENSINO: PESQUISANDO POLÍTICAS DE CURRÍCULO EM UM MESMO TERRÍTÓRIO, SOB DIFERENTES OLHARES.

Ana Maria Saul, Antonio Fernando Gouvêa da Silva

Resumo


O texto apresenta a pesquisa que se desenvolve na Cátedra Paulo Freire da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo: O pensamento de Paulo Freire nos sistemas públicos de ensino do Brasil, a partir da década de 90, com destaque para a investigação de políticas de currículo. Objetiva-se demonstrar o valor de pesquisar, no bojo dessa investigação, um conjunto de temas, no contexto de um mesmo município, com vistas a investigar a influência e recriação do legado freireano. Sete dissertações e uma tese que tiveram o município de Diadema/SP como campo de pesquisa, ilustram esse trabalho. Os resultados demonstraram um quefazer participativo, evidenciando uma forma de recriar a escola com práticas pedagógicas emancipatórias que puderam ser gestadas e experienciadas.

Palavras-chave: Políticas Curriculares; Paulo Freire; Pedagogia Crítico-Emancipatória

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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

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