O PENSAMENTO DE PAULO FREIRE EM SISTEMAS PÚBLICOS DE ENSINO: PESQUISANDO POLÍTICAS DE CURRÍCULO EM UM MESMO TERRÍTÓRIO, SOB DIFERENTES OLHARES.

Autores

  • Ana Maria Saul Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP
  • Antonio Fernando Gouvêa da Silva Universidade Federal de São Carlos – SP

Resumo

O texto apresenta a pesquisa que se desenvolve na Cátedra Paulo Freire da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo: O pensamento de Paulo Freire nos sistemas públicos de ensino do Brasil, a partir da década de 90, com destaque para a investigação de políticas de currículo. Objetiva-se demonstrar o valor de pesquisar, no bojo dessa investigação, um conjunto de temas, no contexto de um mesmo município, com vistas a investigar a influência e recriação do legado freireano. Sete dissertações e uma tese que tiveram o município de Diadema/SP como campo de pesquisa, ilustram esse trabalho. Os resultados demonstraram um quefazer participativo, evidenciando uma forma de recriar a escola com práticas pedagógicas emancipatórias que puderam ser gestadas e experienciadas. Palavras-chave: Políticas Curriculares; Paulo Freire; Pedagogia Crítico-Emancipatória

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Publicado

25-04-2012

Como Citar

Saul, A. M., & da Silva, A. F. G. (2012). O PENSAMENTO DE PAULO FREIRE EM SISTEMAS PÚBLICOS DE ENSINO: PESQUISANDO POLÍTICAS DE CURRÍCULO EM UM MESMO TERRÍTÓRIO, SOB DIFERENTES OLHARES. Revista Teias, 13(27), 18 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24249