ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: PROBLEMATIZANDO AS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS TENDO EM VISTA AS PRÁTICAS EDUCACIONAIS COM ESTES ALUNOS

Autores

  • Soraia Napoleão Freitas UFSM
  • Tatiane Negrini UFSM
  • Caroline Leonhardt Romanowski UFSM
  • Carla Beatriz Kunzler Hosda UFSM

Resumo

No presente artigo tem-se como objetivo debater a respeito das tendências pedagógicas, relacionando-as com as práticas para a educação dos alunos com altas habilidades/superdotação, tendo em vista suas contribuições e obstáculos para o desenvolvimento destes. Tal análise visa demonstrar que as práticas educacionais dos professores podem promover ações para oportunizar ou inibir o desenvolvimento das capacidades e habilidades dos alunos com altas habilidades/superdotação. Essas considerações são demonstradas através da discussão das tendências pedagógicas mais predominantes em nosso meio educacional: a pedagogia tradicional, renovada, tecnicista, libertadora e a crítico-social dos conteúdos, relacionando aos alunos com altas habilidades/superdotação.

Biografia do Autor

Soraia Napoleão Freitas, UFSM

Professora Doutora do Departamento de Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria/UFSM; Líder do Grupo de Pesquisa Educação Especial: Interação e Inclusão Social

Tatiane Negrini, UFSM

Educadora Especial/UFSM; Especialista em Educação Especial: Altas Habilidades/superdotação e Especialista em Gestão Educacional/UFSM; Mestre em Educação; Doutoranda em Educação/UFSM. Integrante do Grupo de Pesquisa Educação Especial: Interação e Inclusão Social

Caroline Leonhardt Romanowski, UFSM

Pedagoga/UFSM; Acadêmica de Mestrado em Educação/UFSM; Integrante do Grupo de Pesquisa Educação Especial: Interação e Inclusão Social;

Carla Beatriz Kunzler Hosda, UFSM

Acadêmica do Curso de Graduação em Pedagogia/UFSM Integrante do Grupo de Pesquisa Educação Especial: Interação e Inclusão Social

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Publicado

23-08-2012

Como Citar

Freitas, S. N., Negrini, T., Romanowski, C. L., & Hosda, C. B. K. (2012). ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: PROBLEMATIZANDO AS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS TENDO EM VISTA AS PRÁTICAS EDUCACIONAIS COM ESTES ALUNOS. Revista Teias, 13(28), 15 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24240