Sentidos da escola: fazeres, deveres e saberes

Paula Almeida de Castro, Carmen Lúcia Guimarães de Mattos

Resumo


Neste artigo os sentidos da escola estão em foco através dos fazeres, deveres e saberes. As explicações se pautam em um estudo de abordagem etnográfica, crítica e colaborativa, com alunos, professores e gestores de uma escola pública do Estado do Rio de Janeiro. Os registros e análises dos dados realizaram-se com o auxílio dos instrumentos de fotografias, vídeos, documentos e entrevistas. A descrição dos participantes ofereceu explicações sobre o sentido da escola, envolvendo as interações diárias e ações pedagógicas. Os resultados revelaram que a participação colaborativa em pesquisa se constituiu como um importante componente para a significação da escola, informando tanto sobre os processos de tornar-se aluno, quanto sobre os de ser professor.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

Licença Creative Commons

Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional