Sentidos da escola: fazeres, deveres e saberes

Autores

  • Paula Almeida de Castro Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Carmen Lúcia Guimarães de Mattos Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

Neste artigo os sentidos da escola estão em foco através dos fazeres, deveres e saberes. As explicações se pautam em um estudo de abordagem etnográfica, crítica e colaborativa, com alunos, professores e gestores de uma escola pública do Estado do Rio de Janeiro. Os registros e análises dos dados realizaram-se com o auxílio dos instrumentos de fotografias, vídeos, documentos e entrevistas. A descrição dos participantes ofereceu explicações sobre o sentido da escola, envolvendo as interações diárias e ações pedagógicas. Os resultados revelaram que a participação colaborativa em pesquisa se constituiu como um importante componente para a significação da escola, informando tanto sobre os processos de tornar-se aluno, quanto sobre os de ser professor.

Biografia do Autor

Paula Almeida de Castro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Pesquisadora do Núcleo de Etnografia em Educação (PropEd/UERJ).

Carmen Lúcia Guimarães de Mattos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Coordenadora do Núcleo de Etnografia em Educação (PropEd/UERJ).

Downloads

Publicado

28-08-2011

Como Citar

Castro, P. A. de, & Mattos, C. L. G. de. (2011). Sentidos da escola: fazeres, deveres e saberes. Revista Teias, 12(25), 16 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24167