APONTAMENTOS SOBRE A QUESTÃO RACIAL EM ESCOLAS PORTUGUESAS
Resumo
O PRESENTE TRABALHO CONSTITUI UMA REFLEXÃO A PARTIR DE ALGUNS DADOS DE MINHA PESQUISA DE DOUTORAMENTO, ONDE ESTUDEI O RACISMO E MOVIMENTOS INSTITUINTES NA ESCOLA. COMO PARTE DE UMA BOLSA SANDUICHE CONCEDIDA PELO CNPq PROCUREI REALIZAR EM PORTUGAL UM ESTUDO SOBRE A QUESTÃO ÉTNICO-RACIAL, EM ESCOLAS LOCALIZADAS EM BAIRROS HABITADOS PREDOMINANTEMENTE POR AFRICANOS E DESCENDENTES. O OBJETIVO DA PESQUISA FOI ANALISAR AS MEMÓRIAS DE PROFESSORES E AS NARRATIVAS USADAS NA ESCOLA, EM UM ESFORÇO DE APREENSÃO DOS MECANISMOS DE MANUTENÇÃO DO RACISMO NAS SUAS SUTILEZAS, SUBLINHANDO AS DIFERENÇAS E DESVELANDO AS CONEXÕES ENTRE O RACISMO QUE PERSISTE NAS NOSSAS ESCOLAS E ESTA CIVILIZAÇÃO HIERARQUIZADORA E EXCLUDENTE, AINDA BASTANTE HEGEMÔNICA. QUESTÃO RACIAL/INTERCULTURAL; MEMÓRIAS; FORMAÇÃO DE PROFESSORESDownloads
Publicado
2010-08-08
Como Citar
Foster, E. da L. (2010). APONTAMENTOS SOBRE A QUESTÃO RACIAL EM ESCOLAS PORTUGUESAS. Revista Teias, 11(22), 18 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24116
Edição
Seção
Artigos de Demanda Contínua
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.