ESPAÇOS, TEMPOS, SUJEITOS: UMA ANÁLISE ETNOGRÁFICA DOS SABERES PRODUZIDOS EM SALA DE AULA
Resumo
O tempo como dimensão reguladora das atividades escolares foi investigado através da abordagem etnográfica em duas salas de aula de escolas públicas do Rio de Janeiro. Evidenciaram-se, nas cenas rotineiras desses espaços, estratégias reguladoras do tempo das atividades dos sujeitos. Apresenta-se o tempo dos processos de ensinar e aprender, condicionados a um tempo cronológico (chronos) e a um tempo oportuno (kairós). Entende-se que o tempo difere de um indivíduo para o outro; estabelecer regras de comportamento indiferentemente para todos serviria apenas para manter o controle sobre o espaço sem garantias de qualidade nos processos educacionais. Desse modo, é preciso repensar esse espaço sendo o tempo um instrumento de valorização dos saberes e práticas de/entre alunos e professores.
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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) DOI: 10.12957/teias