ESPAÇOS, TEMPOS, SUJEITOS: UMA ANÁLISE ETNOGRÁFICA DOS SABERES PRODUZIDOS EM SALA DE AULA
Resumo
O tempo como dimensão reguladora das atividades escolares foi investigado através da abordagem etnográfica em duas salas de aula de escolas públicas do Rio de Janeiro. Evidenciaram-se, nas cenas rotineiras desses espaços, estratégias reguladoras do tempo das atividades dos sujeitos. Apresenta-se o tempo dos processos de ensinar e aprender, condicionados a um tempo cronológico (chronos) e a um tempo oportuno (kairós). Entende-se que o tempo difere de um indivíduo para o outro; estabelecer regras de comportamento indiferentemente para todos serviria apenas para manter o controle sobre o espaço sem garantias de qualidade nos processos educacionais. Desse modo, é preciso repensar esse espaço sendo o tempo um instrumento de valorização dos saberes e práticas de/entre alunos e professores.Downloads
Publicado
30-06-2009
Como Citar
de Mattos, C. L., & de Castro, P. A. (2009). ESPAÇOS, TEMPOS, SUJEITOS: UMA ANÁLISE ETNOGRÁFICA DOS SABERES PRODUZIDOS EM SALA DE AULA. Revista Teias, 10(19), 11 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24062
Edição
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Artigos de Demanda Contínua
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