ESPAÇOS, TEMPOS, SUJEITOS: UMA ANÁLISE ETNOGRÁFICA DOS SABERES PRODUZIDOS EM SALA DE AULA

Autores

  • Carmen Lúcia de Mattos Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Paula Almeida de Castro Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

O tempo como dimensão reguladora das atividades escolares foi investigado através da abordagem etnográfica em duas salas de aula de escolas públicas do Rio de Janeiro. Evidenciaram-se, nas cenas rotineiras desses espaços, estratégias reguladoras do tempo das atividades dos sujeitos. Apresenta-se o tempo dos processos de ensinar e aprender, condicionados a um tempo cronológico (chronos) e a um tempo oportuno (kairós). Entende-se que o tempo difere de um indivíduo para o outro; estabelecer regras de comportamento indiferentemente para todos serviria apenas para manter o controle sobre o espaço sem garantias de qualidade nos processos educacionais. Desse modo, é preciso repensar esse espaço sendo o tempo um instrumento de valorização dos saberes e práticas de/entre alunos e professores.

Biografia do Autor

Carmen Lúcia de Mattos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora do Programa de Pós-graduação em Educação (PROPED) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Procientista, e Coordendora do Núcleo de Etnografia em Educação, pertence ao Departamento de Estudos Aplicados ao Ensino, atua na área de Ensino-aprendizagem, é professora das disciplinas de Pesquisa em Educação e Tecnologia e educação.

Paula Almeida de Castro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação – ProPEd (2007-2011) e Pesquisadora do Núcleo de Etnografia em Educação (NetEdu).

Downloads

Publicado

30-06-2009

Como Citar

de Mattos, C. L., & de Castro, P. A. (2009). ESPAÇOS, TEMPOS, SUJEITOS: UMA ANÁLISE ETNOGRÁFICA DOS SABERES PRODUZIDOS EM SALA DE AULA. Revista Teias, 10(19), 11 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24062