TECNOLOGIA EDUCATIVA E CURRÍCULO: CAMINHOS QUE SE CRUZAM OU SE BIFURCAM?

Autores

  • Clara Pereira Coutinho Universidade do Minho

Palavras-chave:

Currículo, tecnologia educativa, processo didático.

Resumo

Há mais de um quarto de século que se vem consolidando uma concepção de Tecnologia Educativa (TE) entendida não como o simples uso de meios tecnológicos mais ou menos sofisticados, mas como uma forma sistemática de conceber, gerir e avaliar o processo de ensino aprendizagem em função de metas e objectivos educacionais perfeitamente definidos. Nesse sentido a TE interliga-se com Teoria e Desenvolvimento Curricular (DC) onde encontra a cobertura conceptual para a sua forma de actuação no terreno educativo. No entanto, no panorama pedagógico ocidental, os estudos adstritos a estes dois domínios estão representados por programas académicos e de investigação perfeitamente consolidados e identificados como espaços de conhecimento pedagógico independentes, às vezes mesmo antagónicos, que, entre outros efeitos, propiciaram a que a TE por um lado e o DC pelo outro, concretizassem propostas teóricas e acções práticas nem sempre coincidentes. Na era da globalização, em que é inquestionável o poder educativo das TICE, mas em que se sabe também que esse potencial depende do modo como professores e alunos as inserem no processo didáctico, parece importante lembrar que a tecnologia só faz sentido se usada com intencionalidade, ou seja, se correctamente integrada na concepção e desenvolvimento de todo um projecto curricular. Urge, pois, que estes dois domínios científicos se dêem as mãos e definam linhas de actuação concertadas e coincidentes.

Biografia do Autor

Clara Pereira Coutinho, Universidade do Minho

Doutora em educação na área de conhecimento de Tecnologia Educativa pela Universidade do Minho. Professora Auxiliar no Departamento de Currículo e Tecnologia Educativa, Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho.

Publicado

05-10-2007

Como Citar

Coutinho, C. P. (2007). TECNOLOGIA EDUCATIVA E CURRÍCULO: CAMINHOS QUE SE CRUZAM OU SE BIFURCAM?. Revista Teias, 8(14-15), 16 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24010