ENTRE AS AMARRAS INSTITUCIONAIS E A LIBERDADE: AS ESCRITAS DE MENINOS DE UM INTERNATO

Autores

  • Raquel Gonçalves Salgado Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Infância, linguagem, exclusão.

Resumo

Este trabalho tem como principal objetivo refletir sobre a vida de crianças e adolescentes em um internato, marcada por estratégias que visam burlar a rotina totalizadora engendrada pela instituição e por confrontos entre a situação de abandono e o desejo de resgatar a vida fora dela. O foco central é compreender como em textos, de diversos gêneros, escritos pelos meninos, na escola e no internato, se fazem presentes as tensões entre a experiência na instituição, a vida antes de nela ingressar e as esperanças em relação ao futuro. Tem-se como eixo de análise desses discursos os modos como os meninos significam a vida no internato em meio as contradições entre a adesão ao poder disciplinar impetrado pela instituição e a resposta a esse poder e à exclusão que esta engendra.

Biografia do Autor

Raquel Gonçalves Salgado, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutora em Psicologia pela PUC-RJ. Professora Adjunta de Psicologia da Educação da Universidade Federal de Mato Grosso, em Rondonópolis.

Publicado

04-10-2007

Como Citar

Salgado, R. G. (2007). ENTRE AS AMARRAS INSTITUCIONAIS E A LIBERDADE: AS ESCRITAS DE MENINOS DE UM INTERNATO. Revista Teias, 6(10-11), 10 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/23985

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua