ENTRE AS AMARRAS INSTITUCIONAIS E A LIBERDADE: AS ESCRITAS DE MENINOS DE UM INTERNATO

Raquel Gonçalves Salgado

Resumo


Este trabalho tem como principal objetivo refletir sobre a vida de crianças e adolescentes em um internato, marcada por estratégias que visam burlar a rotina totalizadora engendrada pela instituição e por confrontos entre a situação de abandono e o desejo de resgatar a vida fora dela. O foco central é compreender como em textos, de diversos gêneros, escritos pelos meninos, na escola e no internato, se fazem presentes as tensões entre a experiência na instituição, a vida antes de nela ingressar e as esperanças em relação ao futuro. Tem-se como eixo de análise desses discursos os modos como os meninos significam a vida no internato em meio as contradições entre a adesão ao poder disciplinar impetrado pela instituição e a resposta a esse poder e à exclusão que esta engendra.

Palavras-chave


Infância, linguagem, exclusão.

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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

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