ENTRE AS AMARRAS INSTITUCIONAIS E A LIBERDADE: AS ESCRITAS DE MENINOS DE UM INTERNATO
Palavras-chave:
Infância, linguagem, exclusão.Resumo
Este trabalho tem como principal objetivo refletir sobre a vida de crianças e adolescentes em um internato, marcada por estratégias que visam burlar a rotina totalizadora engendrada pela instituição e por confrontos entre a situação de abandono e o desejo de resgatar a vida fora dela. O foco central é compreender como em textos, de diversos gêneros, escritos pelos meninos, na escola e no internato, se fazem presentes as tensões entre a experiência na instituição, a vida antes de nela ingressar e as esperanças em relação ao futuro. Tem-se como eixo de análise desses discursos os modos como os meninos significam a vida no internato em meio as contradições entre a adesão ao poder disciplinar impetrado pela instituição e a resposta a esse poder e à exclusão que esta engendra.Downloads
Publicado
04-10-2007
Como Citar
SALGADO, Raquel Gonçalves. ENTRE AS AMARRAS INSTITUCIONAIS E A LIBERDADE: AS ESCRITAS DE MENINOS DE UM INTERNATO. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 6, n. 10-11, p. 10 pgs., 2007. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/23985. Acesso em: 9 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos de Demanda Contínua
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.