O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO JUVENIL: PROJETO, PRÁTICAS E CRÍTICAS

Autores

  • Marcos Chagas Universidade Estácio de Sá
  • Alicia Bonamino Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

educação de jovens e adultos, ensino fundamental de jovens e adultos, política educacional

Resumo

Focalizamos, neste estudo, o Programa de Educação Juvenil (PEJ) da Secretaria de Educação do Município do Rio de Janeiro (Smerj). Ao longo do texto, reconstruímos a trajetória do PEJ e descrevemos suas características atuais. Nosso interesse pelo estudo do PEJ decorre, basicamente, de sua permanência e expansão ao longo do tempo e da faixa etária dos alunos priorizada pelo programa. No entrecruzamento desses dois aspectos delineia-se uma das principais tensões do PEJ: a positiva adesão municipal ao preceito estabelecido, na nova LDB, em relação à oferta gratuita de ensino fundamental para todos os que não tiveram acesso na idade própria, vis a vis a restritiva focalização do programa no aluno jovem.

Biografia do Autor

Marcos Chagas, Universidade Estácio de Sá

Mestre em Educação; Professor do Departamento de Educação [Universidade Estácio de Sá].

Alicia Bonamino, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutora em Educação; Professora do Departamento de Educação [PUC-RIO].

Publicado

06-09-2007

Como Citar

Chagas, M., & Bonamino, A. (2007). O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO JUVENIL: PROJETO, PRÁTICAS E CRÍTICAS. Revista Teias, 3(6), 8 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/23929