CULTURAS ESCOLARES Y REFORMAS (SOBRE LA NATURALEZA HISTÓRICA DE LOS SISTEMAS E INSTITUCIONES EDUCATIVAS)

Antonio Viñao

Resumo


As reações entre culturas escolares, reformas e mudanças educativas constituem o tema central do texto. Na primei-ra parte são analisadas essas relações a partir de uma perspectiva geral, procura-se estabelecer uma tipologia das mudanças educativas e aborda-se a contraposição e enfrentamento entre a cultura escolar dos reformadores e ges-tores da educação e a dos professores. Na segunda parte, examina-se a evolução, na Espanha, dos distintos mode-los de direção escolar a fim de mostrar como o atual modelo híbrido é resultado da superposição e combinação de quatro modelos diferentes. Com este modelo se expõe a natureza radicalmente histórica – mescla de tradições e mudanças – das instituições docentes e do sistema educativo.

Palavras-chave


culturas escolares; reformas educativas; dirección escolar.

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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

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