SOCIEDADE PORTUGUESA EM REVISTA: O MÉTODO DA ESCOLA E A ESCOLA COMO MÉTODO NO SÉCULO XIX

Autores

  • Carlota Boto Universidade Estadual Paulista

Palavras-chave:

instrução pública em Portugal, educação no século XIX, métodos e técnicas de ensino

Resumo

Este trabalho discorre sobre o debate pedagógico português acerca da educação particularmente no que toca à organização e difusão da instrução pública em Portugal de meados do século XIX. Havia, a partir dos anos 50, uma intensificação da discussão sobre os métodos e as técnicas de ensino, o que se expressava por inúmeros registros, desde artigos e periódicos da época até as recomendações dos inspetores escolares. Propunha-se modernizar e padronizar física e simbolicamente a sala de aula. Enfim, os contemporâneos exigiam inovações, com vistas à eficácia social da instituição escolar. De alguma maneira, criava-se ali, paulatinamente, na especificidade da formação social portuguesa, as raízes da escola universal que teria caracterizado a modernidade ocidental.

Biografia do Autor

Carlota Boto, Universidade Estadual Paulista

Doutora em Educação Professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie Professora da Faculdade de Ciências e Letras [UNESP]

Publicado

02-08-2007

Como Citar

Boto, C. (2007). SOCIEDADE PORTUGUESA EM REVISTA: O MÉTODO DA ESCOLA E A ESCOLA COMO MÉTODO NO SÉCULO XIX. Revista Teias, 1(1), 18 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/23828