A atualidade do caso Ellwanger para os julgamentos recentes do Supremo Tribunal Federal em matéria de liberdade de expressão / The relevance of the Ellwanger case to the recent Brazilian Supreme Court judgments on freedom of expression

Autores

Palavras-chave:

Liberdade de expressão, Direitos fundamentais, Supremo Tribunal Federal. / Freedom of expression, Fundamental rights, Brazilian Supreme Court.

Resumo

DOI: 10.1590/2179-8966/2023/67929

A liberdade de expressão é uma das principais previsões no texto constitucional brasileiro quanto à expressão dos direitos fundamentais, possuindo repercussões nos mais diversos âmbitos, como na imprensa, publicações, acadêmica, entre outros. No âmbito do Supremo Tribunal Federal, o caso mais emblemático quanto aos limites da liberdade de expressão foi o julgamento do editor Siegfried Ellwanger Castan. Mesmo que o referido julgado tenha sido decidido pelo STF em 2003, denota-se que este ainda se trata do principal episódio quanto à liberdade de expressão e às repercussões do discurso do ódio, sobretudo quanto à ponderação e sopesamento de valores realizada pelo STF. Assim sendo, o objetivo principal do artigo é verificar o real impacto do aludido precedente Ellwanger sobre a liberdade de expressão, nomeadamente quanto à ponderação de valores constitucionais e a proporcionalidade para casos mais recentes julgados pelo STF. O objetivo específico do texto é analisar a atualidade deste caso, nomeadamente a partir de precedentes mais recentes do STF, sobretudo se os critérios estabelecidos no HC nº 82.424/RS ao exercício da liberdade de expressão permanecem pertinentes.

Biografia do Autor

Clóvis Alberto Bertolini de Pinho, Universidade Federal do Paraná

Doutorando em Direito do Estado pela Universidade Federal do Paraná. Mestre em Direito do Estado pela Universidade de São Paulo. Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Paraná. Professor universitário. Advogado na área de Direito Público em Curitiba.

Downloads

Publicado

2023-05-25

Como Citar

de Pinho, C. A. B. (2023). A atualidade do caso Ellwanger para os julgamentos recentes do Supremo Tribunal Federal em matéria de liberdade de expressão / The relevance of the Ellwanger case to the recent Brazilian Supreme Court judgments on freedom of expression. Revista Direito E Práxis. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaceaju/article/view/67929

Edição

Seção

Artigos inéditos