A invisibilidade do Esporte e Cultura como Direitos da Criança e do Adolescente / The invisibility of Sport and Culture as Rights of Children and Adolescents

Márcio Soares Berclaz, Ana Christina Brito Lopes

Resumo


DOI: 10.1590/2179-8966/2019/40696

Resumo

O presente artigo problematiza a invisibilidade do esporte e da cultura como direitos fundamentais de crianças e adolescentes. Parte-se de dois exemplos em cada um dos temas, mais especificamente no que diz respeito do direito ao esporte e da profissionalização dos centros de treinamento de atletas e do direito à cultura de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa para apontar a falta de prioridade orçamentária para efetivação dessas políticas públicas.

Palavras-chave:Esporte; Cultural; Direitos da criança e adolescente. 

Abstract

This article aims to problematize the invisibility of sport and culture as fundamental rights of children and adolescents. Two examples are given on each issue, specifically regarding the right to sports and the professionalization of athlete training centers and the right to culture of adolescents in compliance with socio-educational measures to point out the lack of budget priority for the implementation of these public policies.

Keywords:Sport; Culture; Rights of Children and Adolescents. 


Palavras-chave


Esporte; Cultura; Direitos da Criança e do Adolescente / Sport; Culture; Rights of Children and Adolescents.

Texto completo:

PDF
';



Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Rua São Francisco Xavier, 524, S-E - Maracanã - Rio de Janeiro (RJ), Brasil - CEP: 20.550-013 - Email: 
direitoepraxis@gmail.com - ISSN: 2179-8966