Pressupostos marxistas para uma escuta crítica do Samba / Marxist assumptions for a critical listening of Samba

Autores

Palavras-chave:

Dialética, Antonio Candido, Samba / Dialectic, Samba.

Resumo

DOI: 10.1590/2179-8966/2018/36747

Resumo

Procuro corroborar a importância e atualidade do texto crítico de Antonio Candido denominado Dialética da malandragem. Inicio localizando-o historicamente entre uma profusão de trabalhos que contemplam a malandragem, buscando na metodologia de bases marxistas proposta por Candido, para analisar o romance Memórias de um sargento de milícias, um possível caminho para uma escuta crítica do gênero samba.

Palavras-chave: Dialética; Antonio Candido; Samba.

 

Abstract

I intend to corroborate the importance and topicality of Antonio Candido’s critical text named Dialectic of the trickery. I start to place it historically between a profusion of works that contemplate the trickery, looking at the Marxist-based metodology proposed by Candido to analyze the novel Memoirs of a Police Sergeant, as a possible way for a critical listening ot the samba genre. 

Keywords: Dialectic; Antonio Candido; Samba.

Biografia do Autor

Simone Cit, Universidade Estadual do Paraná

Doutora em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (2013), mestre em Literatura pela Universidade Federal do Paraná (2005) e graduada em Educação Artística com habilitação em Música pela UFPR (1991). Professora adjunta na UNESPAR - Universidade Estadual do Paraná campus FAP. Diretora Artística e Regente da Orquestra Latino-Americana da Unespar. Com experiência na área de Educação Musical pela Música Popular Brasileira. Principais interesses de pesquisa: gêneros da canção latino-americana; relação entre música, literatura e estudos da linguagem na perspectiva dialógica do Círculo de Bakhtin; estética literária latino-americana de Antonio Candido e Angel Rama.

Downloads

Publicado

2018-08-28

Como Citar

Cit, S. (2018). Pressupostos marxistas para uma escuta crítica do Samba / Marxist assumptions for a critical listening of Samba. Revista Direito E Práxis, 9(3), 1775–1793. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaceaju/article/view/36747